Sete Dicas para escrever (e viver!) melhor

Ao longo da semana, postei algumas dicas no Instagram, mas aí resolvi colocar no blog, para ficar arquivadinho na minha “casa virtual”.  São coisas que faço no meu dia a dia de redatora, que me permitem viver mais leve, manter minha criatividade sempre em alta, sem correrias, sem baixo astral. Bom finzinho de domingo e #VemComigo!

Como contar histórias no Instagram @bia.quadros

Como contar histórias?

Contar histórias é como costurar palavras, você alinhava fatos, ideias, conceitos – um ponto depois do outro! Seja simples, direto. Use frases curtas. Explique de forma que qualquer pessoa possa entender.

Ouça mais histórias em Instagram @bia.quadros

Ouça mais histórias.

Todos os dias, muitas pessoas passam por nós – às vezes, dizem apenas um oi, um bom dia… outras, dividem fragmentos de histórias, pedacinhos de suas vidas. Ao prestarmos atenção no que elas nos dizem, aprendemos mais, cultivamos nossa empatia, alegramos o dia de alguém. Seja generoso: ouça mais.

Leia mais histórias!

Leia mais histórias!

Quando lemos, nos transportamos para outros mundos. Instigamos nossa imaginação para reconstruir as cenas lidas, ampliamos nosso repertório de palavras, experimentamos as mesmas sensações que os personagens. Só temos a ganhar! Ao terminarmos a leitura de um livro, somos outra pessoa! Use isso a seu favor. E divirta-se no processo.

Seja grato pelas pequenas coisas no Instagram @bia.quadros

Seja grato pelas pequenas coisas.

O sentimento da gratidão abre um mundo de possibilidades. É incrível como ficamos mais leves, mais dispostos, mais vibrantes. E sintonizado nessa vibração, nos tornamos mais criativos.

Observe ao seu redor

Observe ao seu redor.

O que você vê? Quais os sons, os cheiros, os rostos, as construções? Qual a cor predominante? Agora, feche os olhos e recrie essa realidade na sua mente. O quão próxima ela é do real? O que tem de diferente? Esse pode ser um exercício lúdico para despertar o poder da obersavação. Que tal experimentar por uma semana e me contar o resultado? 😉

Ócio Criativo lá no Instagram @bia.quadros

Ócio Criativo!

Sabe aquele momento de não fazer nada? Então: quando você não quer fazer nada, o que você faz? Eu leio na rede da minha varanda. E e perco em pensamentos por uns 15 minutinhos. E brinco com o meu filho e o meu cachorro, o Jake.

Por muito tempo, acreditei que precisava estar sempre ocupada para que as pessoas (eu, inclusive) me vissem como produtiva. #Mentira! Não fazer nada ou escolher fazer algo divertido para se reenergizar é fundamental para que trabalhemos com mais gás!

Ih! A folha em branco... #DeuBranco lá no instagram @bia.quadros

Ih! A Folha em branco! #DeuBranco

Se você está sentado na frente do computador com aquela cara de interrogação, sem noção do que escrever, como começar, saia já daí! Dê uma volta, saia para caminhar. Vá tomar um banho. Pegue um café. Faça uma pausa, e não se cobre tanto. Já, já uma ideia surge.

E você, tem algumas dicas para compartilhar com a gente?

Author: Bia Quadros

Curiosa por natureza, publicitária por formação, mutante por opção.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *